blog para a formação dos tutores dos polos da PEAD UFRGS
quarta-feira, julho 26, 2006
:: agregação e distribuição de conteúdo
Tópicos sobre agregação e distribuição de conteúdo.
1 - Em primeiro lugar, entre na área de postagem do seu blog e inicie uma nova postagem. Use este post (e crie outros) para anotar tudo que lhe interessar sobre as nossas atividades da tarde de hoje. Não se esqueça de publicar no final ou sempre que desejar.
2 - O que é e como funciona a agregação de conteúdo. Agregar e distribuir conteúdo significa recolher informações publicadas em um blog ou sítio e enviá-las para aplicativos leitores de conteúdo. Isso é possível graças ao desenvolvimento e a disseminação de protocolos como o RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) ou o Atom.
Os sítios e blogs que distribuem conteúdo constumam ter na barra de links indicações/botões do tipo: * sindique este sítio * atom * RSS * XML * subscreva ao bloglines
que são links para páginas codificadas numa linguagem (xml) semelhante à html. Esta linguagem é que será lida pelos leitores de conteúdo (ou agregadores) e mostrada para o usuário.
Desta forma, podem ser acessados os conteúdos de sítios e blogs sem a necessidade de usar o navegador e entrar diretamente na página. O conteúdo vem até nós e, além disso, é o conteúdo que escolhemos, diferentemente do correio eletrônico, onde estamos sujeitos a receber correspondência não solicitada, propagandas e vírus. Num leitor de conteúdo podemos ler e organizar as informações, usar filtros e pesquisar.
Este conteúdo pode ser distribuído, também, para o correio eletrônico, para PalmTops, para telefones celulares e para sítios agregadores de notícias ou metablogs.
preencha o cadastro clicando depois em REGISTRAR. Observações: seu login é seu email; nossa zona de tempo é -3.
se tudo correr bem aparecerá um aviso: Você está registrado no Bloglines. Em breve você receberá um e-mail de confirmação. Responda a esse e-mail e estará registrado por completo.
consulte seu email, localize a mensagem e clique no link de validação de email. Na página que aparecer não é preciso se inscrever em nada do que está proposto. Você já pode usar o seu bloglines.
comece clicando em Conta (acima, à direita) e preencha os demais dados de sua inscrição. Neste espaço você tem a opção de criar um blog, de editar o seu perfil e de configurar como os seus feeds (páginas que vai ler) vão funcionar.
4 - explorando o bloglines.
adicionando um feed manualmente: adicionar
:: entre em http://www.bloglines.com e faça o login (email + senha)
:: clique em MY FEEDS - é aqui que os blogs adicionados vão ficar.
:: clique agora em adicionar e, na janela da direita, digite o nedereço do blog a ser adicionado e clique em assinar.
(*) Na tela que vai aparecer, marque um dos quadrinhos (bem no início) e preencha o restante. É nesta tela que tu podes definir pastas para separar os blogs assinados. Finalize a assinatura clicando no botão Assinar.
:: é preciso repetir este processo para cada blog.
Depois, para assinar o blog ou o site que estiver visualizando no seu navegador, apenas clique no botão "Assinar com Bloglines" do seu menu Favoritos.
:: para assinar um de terminado blog ou sítio, use este link criado nos seus favoritos quando estiver visualizando o blog ou sítio. Este link é útil para que assinemos sítios que aparecem durante nossa navegação.
:: ao adicionar um blog desta forma, o restante do processo é semelhante a (*).
b) clique com o botão esquerdo do mouse no link abaixo, segure e arraste para a barra do navegador. Solte.
:: para assinar um de terminado blog ou sítio, clique neste botão criado na sua barra quando estiver visualizando o blog ou sítio. Este botão é útil para que assinemos sítios que aparecem durante nossa navegação.
:: ao adicionar um blog desta forma, o restante do processo é semelhante a (*).
assinando listas compartilhadas, tipo: PEAD ou Suzana
:: entre na lista compartlhada. Por exemplo, a que eu estou compartilhando: